Critérios e Documentos Exigidos para Credenciamento de Orientadores no PPG de Psicobiologia

Vigentes a partir de 16 de novembro de 2020

 

Critérios essenciais para credenciamento de orientador no PPG de Psicobiologia:

 

  • Possuir título de Doutor obtido há pelo menos 2 anos (reconhecido pelo MEC)

  • Ter publicado pelo menos 3 artigos em periódicos ISI/JCR nos últimos 5 anos, dos quais tenha sido um dos autores principais (primeiro, último ou autor correspondente)

  • Experiência prévia em formação de Recursos Humanos: conclusão de pelo menos uma co-orientação em nível de Mestrado ou Doutorado ou uma orientação de Iniciação Científica/ Trabalho de Conclusão de Curso

 

Documentação

Para a avaliação da submissão de candidatos(as) à orientação no PPG de Psicobiologia, além de apresentar a documentação comprobatória dos critérios apresentados acima, é necessário apresentar os seguintes documentos e informações:

 

  1. Formulário de apresentação da Proposta

 

  1. Plano de trabalho contendo as seguintes informações:

 

  • Perfil desejado para os Estudantes: explicitar se estudantes devem ter formação básica específica, alguma habilidade particular e a disponibilidade para realizar seu projeto (período integral ou parcial) 
  • Plano de Ensino: deve conter propostas de cursos ofertados para o PPG de Psicobiologia, propostas para atividades como seminários abertos, grupos de discussão, Journal Club. As propostas devem apresentar resumos dos cursos, com título, objetivos, carga horária e formato (presencial ou virtual)
  • Afinidade da Linha de Pesquisa do(a) candidato(a) e do Plano de Ensino com as áreas e linhas de pesquisa do PPG em Psicobiologia: descrever como sua linha de pesquisa pode ser inserida nas áreas de concentração do PPG, quais lacunas poderão ser preenchidas, como os projetos propostos poderão contribuir com o crescimento e excelência do PPG, se existe possibilidade de colaborações com outros orientadores do programa, etc
  • Previsão de demanda ou disponibilidade de estrutura física (se for o caso): informar se já dispõe de equipamentos e se estes deverão ser instalados no Departamento de Psicobiologia ou permanecerão em instituições parceiras.

 

  1. Súmula Curricular, de acordo com o modelo da FAPESP (https://fapesp.br/sumula), ressaltando os auxílios a projetos de pesquisa e/ou extensão recebidos nos últimos 5 anos e respectivos períodos de vigência (incluir auxílios à pesquisa ou extensão, bolsas de produtividade, bolsas para estudantes sob sua orientação obtidas por concorrência – não incluir bolsas de cotas do PPG) 


 

Fluxo da solicitação de credenciamento

 

  1. O candidato verifica o cumprimento dos critérios essenciais, reúne toda a documentação e envia para a secretaria do Programa (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

  2. O candidato aguarda e-mail de confirmação da secretaria do Programa para homologação da solicitação

  3. A solicitação será apresentada na próxima reunião mensal da Comissão de Ensino da Pós-Graduação (CEPG), que avalia a solicitação e emite parecer na reunião posterior

  4. Se aprovada pela CEPG, a solicitação é encaminhada para a Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa da Escola Paulista de Medicina (EPM)

  5. A Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa da EPM encaminha a solicitação para ser avaliada pelo Comitê Técnico de Pós-Graduação em Ciências da Vida

  6. Quando o parecer do Comitê Técnico de Pós-Graduação em Ciências da Vida é enviado à CEPG, o candidato é oficialmente informado pela secretaria do Programa

 

 

Disponível para download: Critérios para Credenciamento de Orientadores PPG Psicobiologia 2020.pdf 

                             Links:                        

fapesp       cnpq       logo_capes.preview.png          afip        fapesp

 

 

Departamento de Psicobiologia

Rua Botucatu, 862 - 1o. Andar - Vila Clementino - São Paulo - SP - CEP: 04023062

Telefone: (011) 2149-0155 - FAX: (011) 5572-5092

E-Mail: ppg.psicobiologia@unifesp.br