Procedimentos para Defesa da Dissertação de Mestrado:

O prazo para conclusão do Mestrado é de no máximo 24 meses.

O aluno ou orientador deverá entregar na Secretaria a Proposta de Banca (link: Proposta de Banca de Mestrado e Doutorado.doc)  e Formulário de Mestrado (link: Formulário Câmara Mestrado.doc) preenchidos para aprovação em reunião da CEPG;

Após aprovação da banca pela CEPG, entregar na secretaria:

  • Cópia da Folha de rosto da tese (o orientador deverá informar por escrito, na folha de rosto, que está de acordo com o envio da dissertação finalizada à banca examinadora e deverá assiná-la);
  • Aprovação do Comitê de Ética;
  • Cópia impressa do Histórico Escolar comprovando a finalização dos créditos (25 créditos para Mestrado), acessar a Intranet;
  • 4 exemplares da dissertação em espiral sendo que uma é para o orientador;
  • Autorização de divulgação da tese (  Autorizacao de divulgação da tese.doc  ).

Obs: As teses deverão conter: agradecimento à CAPES, AFIP – (Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa); agradecimento à agência de fomento que custeou o projeto/bolsa do aluno; e à Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP.

 Formulário nomes e as titulações dos membros da banca     FormularioencaminhamentodebancaMEJulho16.doc 

 IMPORTANTE: A documentação deverá ser entregue na secretaria com até 40 dias de antecedência da data de defesa.

Lembramos que, os participantes da banca têm 30 dias para emitir o parecer. A defesa pública da dissertação de mestrado é opcional. Neste caso, o aluno fará a apresentação de sua dissertação em aproximadamente 30 minutos. A seguir, cada examinador terá no máximo 30 minutos para fazer sua arguição e o aluno, no máximo 30 minutos para a defesa. 

 

Procedimentos para Defesa de Tese de Doutorado:

O prazo para conclusão do Doutorado é de no máximo 48 meses.

O aluno ou orientador deverá entregar na secretaria a Proposta de Banca (link:   Proposta de Banca de Mestrado e Doutorado.doc ) e Formulário de Doutorado (link: Formulário Câmara Doutorado.doc) preenchidos para aprovação em reunião da CEPG.

Após aprovação da banca pela CEPG, entregar na secretaria:

  • Cópia da Folha de rosto da tese (o orientador deverá informar por escrito, na folha de rosto, que está de acordo com o envio da tese finalizada à banca examinadora e deverá assiná-la);
  • Aprovação do Comitê de Ética;
  • Copia impressa do Histórico Escolar comprovando a finalização dos créditos (40 créditos para Doutorado), acessar a Intranet;
  • 7 exemplares da teses em espiral sendo que uma é para o orientador;
  • Autorização de divulgação da tese (  Autorizacao de divulgação da tese.doc  ).

Obs: As teses deverão conter: agradecimento à CAPES, AFIP – (Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa); agradecimento à agência de fomento que custeou o projeto/bolsa do aluno; e à Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP.

 Formulário nomes e as titulações dos membros da banca  DadosdaBancaExaminadoraMestradoeDoutorado.doc  

 

Tese sob forma de artigos - Seção II (Título de Doutor) - REGIMENTO INTERNO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO:

Artigo 115º - A tese de Doutorado poderá, opcionalmente, ser apresentada sob a forma de compilação de trabalhos aceitos para publicação, produzidos pelo aluno durante o período em que esteve matriculado regularmente no Programa de Pós-Graduação e, obrigatoriamente abrangendo o tema de seu projeto de tese, sendo que ao menos dois destes trabalhos deverão ter o aluno como primeiro autor.

Parágrafo único - A opção pela apresentação disposta no caput deste artigo exige que, no volume da tese, os artigos sejam precedidos de um apanhado do estado atual da arte, localizando o objeto de estudo dentro da área e justificando-o, bem como uma conclusão geral que permeie todos os resultados apresentados

 

Obs: Toda documentação deverá ser entregue na secretaria com até 40 dias de antecedência da data de defesa.

Lembramos que, os participantes da banca têm por regra 30 dias para ler a tese.

O candidato fará a apresentação de sua tese em aproximadamente 30 minutos. A seguir, cada examinador terá no máximo 30 minutos para fazer sua arguição e o aluno, no máximo 30 minutos para a defesa.

 

Normas para Teses e Dissertações:

 

“Normas para Teses e Dissertações”, 2ª. Edição, publicado em 2015 pela Biblioteca do Campus São Paulo. 

  NORMAS PARA TESES E DISSERTACOES 2015.pdf 

 

ATENÇÃO!!

Folha de rosto o texto é:

Mestrado

Dissertação apresentada à Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina, para obtenção do título de Mestre em Ciências.

Doutorado

Tese apresentada à Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina, para obtenção do título de Doutor em Ciências.

 

                             Links:                        

fapesp       cnpq       logo_capes.preview.png          afip        fapesp

 

 

Departamento de Psicobiologia

Rua Botucatu, 862 - 1o. Andar - Vila Clementino - São Paulo - SP - CEP: 04023062

Telefone: (011) 2149-0155 - FAX: (011) 5572-5092

E-Mail: ppg.psicobiologia@unifesp.br